A saúde durante a gestação é um dos principais fatores a determinar o nascimento de um bebê saudável. Crianças copiam os hábitos de higiene oral dos pais enquanto crescem, então é importante que você comece e mantenha hábitos saudáveis mesmo antes do seu bebê nascer.
É aconselhável que toda grávida visite seu dentista durante a gestação para prevenir e/ou tratar doenças orais tais como cárie dentária e doença gengival. O tratamento odontológico necessário pode ser fornecido seguramente em todas as fases da gestação. De fato, atrasar tratamentos necessários pode lhe causar danos, e, indiretamente, ao seu bebê.
Agende suas consultas odontológicas de uma maneira adequada à sua rotina, para que você possa visitar o dentista com calma, e sem ter que se preocupar com o horário. Também é aconselhável evitar períodos específicos em que você esteja sentindo mais nauseada.
O seu conforto é a chave de uma boa experiência no dentista. Conforme sua gestação avança, a sua barriga vai crescer, exigindo que você se apoie no seu decúbito lateral esquerdo. Uma pequena almofada pode ser colocada sob o seu lado direito para elevar o seu quadril cerca de 10 cm para aumentar seu conforto e a segurança para o atendimento.
O segundo trimestre é considerado ótimo para o tratamento odontológico, mas a grávida pode ser atendida durante toda a gestação, quando necessário, e com segurança.
As mudanças orais mais comumente citadas durante a gravidez incluem cárie dentária, erosão dentária (desgaste dos dentes), gengivite (inflamação com sangramento gengival), hiperplasia gengival (gengivas inchadas e vermelhas), granuloma gravídico (crescimento anômalo da gengiva) e xerostomia (alteração no fluxo salivar – “boca seca”)